O que é website e o que significa?

Um site é uma coleção de páginas da Web interligadas e acessíveis publicamente que compartilham um único nome de domínio. Os sites podem ser criados e mantidos por um indivíduo, grupo, empresa ou organização para atender a uma variedade de propósitos.

Juntos, todos os sites acessíveis ao público constituem a World Wide Web.

Embora às vezes seja chamado de “página da web”, essa definição está errada, pois um site consiste em várias páginas da web. Um site também é conhecido como “presença na web” ou simplesmente “site”.

Os sites vêm em uma variedade quase infinita, incluindo sites educacionais, sites de notícias, sites pornográficos, fóruns, sites de mídia social, sites de comércio eletrônico e assim por diante. As páginas de um site geralmente são uma mistura de texto e outras mídias. Dito isto, não há regras que ditam a forma de um site.

Uma pessoa poderia criar um site com nada além de fotos em preto e branco de rosas, ou a palavra “gato” vinculada a outra página da Web com a palavra “rato”. No entanto, muitos sites seguem um padrão padrão de uma página inicial com links para outras categorias e conteúdos dentro do site.

A página inicial (ou simplesmente “home”) representa a página principal do próprio site. Frequentemente, a página inicial é uma espécie de “hub” a partir do qual todas as outras páginas podem ser acessadas. Uma página da Web interna à qual várias outras páginas estão vinculadas em uma estrutura coerente (como uma categoria específica de tópicos) é chamada de “página pai”.

Cada página é um único documento HTML, e todos eles são conectados por meio de hiperlinks (ou simplesmente “link”) que podem ser combinados em uma barra de navegação para facilitar o uso.

Ler sobre:  O que é SEO?

A barra de navegação é exibida em todas as páginas, e não apenas na página inicial, e permite que o usuário se mova rapidamente pela estrutura do site principal.

Outra seção importante da maioria dos sites é o rodapé, que é outra seção recorrente encontrada na parte inferior de cada página. Normalmente, o rodapé contém links externos que apontam para sites semelhantes e outros recursos externos, juntamente com outras informações vitais, como isenções de responsabilidade, links para os termos de serviço, política de privacidade e páginas de contato, bem como o endereço físico da empresa proprietária do site .

Os sites são hospedados em servidores e exigem que um navegador da Web, como Chrome, Firefox ou Internet Explorer, seja visitado (em um computador ou dispositivo móvel).

Um site pode ser acessado diretamente digitando seu endereço URL ou pesquisando-o em um mecanismo de pesquisa como Google ou Bing.

Originalmente, os sites eram categorizados por seus domínios de nível superior. Alguns exemplos incluem:

  • Sites de agências governamentais = .gov
  • Sites de instituições educacionais = .edu
  • Sites de organizações sem fins lucrativos = .org
  • Sites comerciais = .com
  • Sites de informações = .info

Embora essas extensões de domínios de nível superior ainda existam, elas dizem pouco sobre o conteúdo real de um site. Na internet moderna, a extensão “.com” é de longe o domínio mais popular, juntamente com muitas outras extensões específicas de países (.it, .de, .co.uk, .fr, etc.).

O primeiro site foi criado em 1990 por Tim Berners-Lee, físico britânico do CERN. 3 anos depois, em 1993, o CERN anunciou que todos poderiam acessar e usar a World Wide Web gratuitamente.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x