O que é um servidor em nuvem?

Um servidor em nuvem é um recurso de servidor centralizado em pool que é hospedado e entregue em uma rede – normalmente a Internet – e acessado sob demanda por vários usuários. Os servidores em nuvem podem executar todas as mesmas funções de um servidor físico tradicional, fornecendo poder de processamento, armazenamento e aplicativos.

Os servidores em nuvem podem estar localizados em qualquer lugar do mundo e fornecer serviços remotamente por meio de um ambiente de computação em nuvem. Em contraste, o hardware de servidor dedicado tradicional é normalmente configurado no local para uso exclusivo de uma organização.

Como funciona um servidor em Nuvem?

Um servidor em nuvem é possível através da virtualização. O software de gerenciamento chamado hypervisor é instalado em servidores físicos para conectá-los e virtualizá-los: abstraindo seus recursos combinados e reunindo-os para criar servidores virtuais. Esses recursos virtuais podem ser automatizados e entregues na nuvem para uso compartilhado em uma única organização ou em várias organizações.

Essa abordagem é conhecida como modelo de infraestrutura como serviço (IaaS). As organizações que empregam IaaS não precisam possuir e gerenciar seu próprio hardware; eles podem provisioná-lo de terceiros que fornecem recursos sob demanda por meio de uma nuvem pública. Um exemplo comum de servidor em nuvem é usar uma nuvem pública para cargas de trabalho temporárias, sazonais ou variáveis ​​que devem ser dimensionadas rapidamente conforme a necessidade.

Em alguns casos, no entanto, os servidores em nuvem também podem ser configurados como servidores dedicados por um provedor de nuvem. Nessa configuração, às vezes chamada de servidor bare-metal, o provedor dedica servidores físicos em nuvem a um cliente que pode ter requisitos específicos de desempenho ou armazenamento.

Ler sobre:  4 melhores provedores de alojamento web em Moçambique em 2023

Por que é chamado de servidor em Nuvem?

Quando se diz que um recurso de computação está “na nuvem”, isso significa que ele é entregue em uma rede como a Internet, em vez de estar localizado no local e acessado diretamente. Um servidor em nuvem é um dos exemplos mais proeminentes de um recurso de computação em nuvem, juntamente com armazenamento em nuvem , bancos de dados, redes e software.

Qual é a difrença entre um servidor em Nuvem e um servidor tradicional?

“A nuvem” tornou-se sinônimo de Internet em geral. Mas na verdade existem muitas nuvens, públicas e privadas, que são formadas por qualquer conjunto de servidores conectados que fornecem recursos de computação em uma rede.

Um servidor em nuvem pode ser contrastado com um servidor dedicado tradicional. Enquanto os recursos de um servidor em nuvem podem ser compartilhados por muitos usuários, um servidor dedicado é projetado para uso exclusivo de uma empresa. Ele deve ser configurado e gerenciado por essa organização, enquanto um servidor em nuvem pode ser de propriedade e gerenciado por terceiros.

Qual é o melhor servidor em Nuvem?

Empresas grandes e pequenas têm várias opções quando se trata de escolher a opção certa de servidor em nuvem. Os melhores servidores em nuvem são otimizados para necessidades e orçamentos específicos. O que funciona para uma empresa global pode não ser adequado para uma empresa de médio porte.

Os servidores em nuvem podem ser implantados em três tipos principais de nuvens:

Nuvem pública : os servidores em nuvem são mais comumente implantados por meio da nuvem pública. Nesse cenário, um provedor terceirizado possui e gerencia os servidores e outras infraestruturas e oferece a seus clientes acesso a serviços de computação sob demanda.

Ler sobre:  O que é Alojamento de Site?

Nuvem privada : uma empresa pode hospedar seus próprios servidores em nuvem de forma privada e manter o controle de seu gerenciamento e manutenção. Esses recursos de servidor não são compartilhados com outras organizações, mas, como estão na nuvem, podem ser acessados ​​remotamente por qualquer funcionário, normalmente por meio de uma intranet ou VPN da empresa.

Nuvem híbrida : Nuvens públicas e privadas podem ser combinadas com servidores em nuvem locais e servidores em nuvem externos trabalhando juntos. Esse ambiente de nuvem híbrida oferece às empresas mais opções e flexibilidade para manter o controle e a segurança quando necessário. Ele também aproveita as nuvens públicas quando elas precisam se expandir rapidamente para atender a picos de demanda.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x